Os Camionistas Portugueses resolveram fazer "pausa"na greve. Penso que assim perde-se o efeito pretendido. A ideia seria fazer as grandes superfícies comerciais ficassem sem produtos. Mas existe outro o problema. O prazo de validade dos produtos que estavam armazenados nos camiões.
É o problema! Deveriam colocar os produtos com um prazo de validade mais longo. O prazo mínimo de validade de qualquer produto deveria ser 30 dias.
Aposto que se não fosse por causa desse problema, a paralisação seria muito mais prolongada. Aí é natural que se veria o quanto em Portugal fazem falta os camiões. E nós ainda temos ferro-via. Imaginem países que não têm ferro-via! Esses dependem muito mais dos camiões.
Há que dar valor a quem o tem. Penso que os camionistas são muito mal pagos para o valor que têm.
Seria bom que o governo liberasse o que eles pedem:
- O preço do gasóleo na ordem do 1 euro por litro fixo. Sem aumentos nem baixas.
- As ajudas de custo sem descontos.
É natural que se queira fazer mais com o mesmo dinheiro. Se em termos de ajudas de custo houver lugar a pagamento de impostos, as empresas tendem a não proporcionar as melhores condições possíveis. O que quer dizer que deixamos de ser competitivos ao nível do transporte internacional.
Enquanto um camionista poderia lançar-se em busca duma vida melhor fazendo transportes de longo curso algumas vezes, eles tendem a não querer fazer esses transportes pois no fim para ter algumas condições terá que colocar dinheiro do seu bolso.
Muitos dormem nos camiões enquanto poderiam dormir em hotéis, em albergues, em pensões... tudo isso porque o nosso governo ainda pede que paguem uma percentagem do que as empresas gastam a dar melhores condições aos seus motoristas.
Com certeza que se fossem dadas estas condições, um camionista português não teria problemas em fazer viagens de longo curso. Em ficar fora de Portugal ou fora da sua residência como muitos outros que trabalham nos transportes ficam.
Vamos fazer justiça por um Futuro, por Portugal!
0 comentários:
Enviar um comentário